Mascotte da Copa do Mundo de 2014

Mascotte da Copa do Mundo de 2014

 


 

A Copa do Mundo de 1966, foi a primeira Copa do Mundo com sua própria mascote. Esta foi também, a primeira mascote que representou um grande evento esportivo. Nos dias de hoje, a mascote não está mais sendo dispensável em um evento como a Copa do Mundo da FIFA. Os designers estão tentando características típicas dos países de acolhimento, como o figurino, a flora e a fauna exibidas na mascote.

No domingo, a 16 de setembro de 2012, foi anunciada no Brasil, a mascote da Copa do Mundo de 2014. Foi escolhida para um tatu, já que este animal pode rolar em uma bola para sua defesa. O nome da mascote será escolhido, por uma votação, feita na Internet.

Copa do Mundo de 2014 no Brasil: Nome já conhecido

A mascote da Copa do Mundo de 2014, é um Armadillo. Um Armadillo (mais conhecido como tatu), é um animal que está ameaçado de extinção e, atualmente, vive apenas no nordeste do Brasil. Se um tatu é atacado por um inimigo, ele se transforma em uma bola. O pequeno animal tem as cores da bandeira brasileira e tem uma t-shirt com o texto “Brasil 2014″. O nome para esta mascote, foi escolhido por votação pelo público brasileiro. Os nomes potenciais que puderam ser votados foram: Amijubi, Fuleco e Zuzeco.

 
Copa do Mundo de 2014: Amijubi, Fuleco ou Zuzeco

As mascotes anteriores à Copa do Mundo de 2014

Copa do Mundo de 2010 na África do Sul: Zakumi

Zakumi é um leopardo, um animal que se encontra na África do Sul. A mascote tem cabelo verde e veste uma t-shirt com as palavras “South Africa 2010″. As cores em que Zakumi foi criada, representam as equipes dos esportes nacionais sul-africanos.


Copa do Mundo de 2014: Zakumi

Copa do Mundo de 2006 na Alemanha: Goleo e Pille

Goleo é um leão macho que veste uma camisa de futebol alemã, com o número 06. Ele corre com uma bola de futebol falante, chamada Pille. O nome Goleo é uma combinação das palavras “goal”, em inglês e “leo”, a palavra latina para leão. Pille é um termo informal usado na Alemanha, para “futebol”.


Copa do Mundo de 2014: Goleo e Pille

Copa do Mundo de 2002 na Coreia do Sul e Japão: Ato, Kaz en Nik (Os Spheriks)

Ato, Kaz e Nik são, respectivamente, laranja, roxo e azul, com formato futurista de criaturas de dados de computador. Eles são membros do esporte “Atmoball”, um futebol de ficção muito apreciado no Japão. Ato é o treinador, Kaz e Nik são os jogadores. Os 3 nomes individuais foram escolhidos de uma lista personalizada que poderia ser selecionada no McDonald ‘s, nos países de acolhimento.


Copa do Mundo de 2014: Os Spheriks

Copa do Mundo de 1998 na França: Footix

Footix é um galo, que também é o símbolo nacional da França. Com as palavras “France 98″ no peito, seu corpo é azul como a camisa da equipe do país anfitrião. Seu nome é uma combinação das palavras futebol, “foot–ball” em inglês e Asterix (Aster–ix), o personagem de cartoon mais popular e famoso da França.


Copa do Mundo de 2014: Footix

Copa do Mundo de 1994 nos Estados Unidos da América: Striker

O Striker é um cão, que é um animal de estimação comum nos Estados Unidos da América. Ele veste um uniforme de futebol vermelho, branco e azul, com as palavras “USA 94″.


Copa do Mundo de 2014: Striker

Copa do Mundo de 1990 na Itália: Ciao

O Ciao é um jogador de futebol na forma de um pau, com as cores tradicionais italianas: vermelho, verde e branco, também chamado de ” Italian Tricolore”. Ciao é uma palavra de uma saudação italiana.


Copa do Mundo de 2014: Ciao

Copa do Mundo de 1986 no México: Pique

O Pique é uma pimenta jalapeño, um produto típico da culinária mexicana. Ele tem um bigode e usa um sombreiro. Seu nome vem da palavra “picante”, que significa picante.


Copa do Mundo de 2014: Pique

Copa do Mundo de 1982 na Espanha: Naranjito

Naranjito é uma laranja, que é um fruto típico espanhol. Ele veste a camisa da seleção espanhola de futebol nacional.


Copa do Mundo de 2014: Naranjito

Copa do Mundo de 1978 na Argentina: Gauchito

A mascote de 1978, é um garoto chamado Gauchito. Ele usa um chapéu com o texto “ARGENTINA 78″, e o lenço no pescoço e o chicote, que são características típicas de gaúchos.


Copa do Mundo de 2014: Gauchito

Copa do Mundo de 1974 na Alemanha Ocidental: Tip e Tap

Dois meninos da claque de futebol alemã, com o texto WM (“Weltmeisterschaft”, significando em português, Copa do Mundo), e o número 74 em suas camisas.


Copa do Mundo de 2014: Tip e Tap

Copa do Mundo de 1970 no México: Juanito

Juanito é um menino vestido com o equipamento da seleção mexicana e um sombreiro mexicano, com as palavras “MEXICO 70″. Seu nome é o diminutivo do nome “Juan”, um nome comum em espanhol.


Copa do Mundo de 2014: Juanito

Copa do Mundo de 1966 na Inglaterra: Willie

Willie é um leão, que é um símbolo típico do Reino Unido. Ele veste uma camisa com as cores da bandeira britânica, com as palavras “WORLD CUP”.


Copa do Mundo de 2014: Willie